quinta-feira, novembro 24, 2011

Valeu, Professor!



Por tempos a minha missão profissional, ainda meio que ilusória (perdão aos estudantes e profissionais de turismo) foi vender sonhos. Pouco depois, foi garantir um atendimento de excelência para hóspedes de elevado padrão. Hoje seria integrar e fazer o melhor ingresso que um novo integrante poderia ter na empresa onde estou.

Às vezes é importante parar um pouco para pensar no que impacta a nossa atividade profissional. Ir um pouco além do simples trabalhar para pagar as contas. Quem o meu trabalho beneficia direta e indiretamente? Imersos nessa atividade, podemos dar um novo significado ao nosso árduo trabalho ou na pior das hipóteses cair na real e descobrir que a gente se acaba o mês todo apenas para encher os bolsos dos nossos patrões e não deixar nada de significativo para nós mesmos, muito menos terceiros.

Tudo isso pensei enquanto prestigiava uma amostra num Centro de Educação Infantil, a convite de uma amiga. Impossível não se deixar cativar pela atmosfera repleta de sorrisos, pelos olhos expressivos, canções infantis, infinitas cores, balões, brinquedos,trabalhinhos manuais, murais, vídeos, fotos, travessuras, centenas de rostinhos ora sapecas, ora inocentes, estampando cada centímetro do recinto. Verdade que por trás daquilo tudo tinha um tempão de trabalho dedicado pelas “tias”, certamente interrompido inúmeras vezes pela garotada , mas também dava claramente para sentir o quanto especial é atuar numa área onde não é muito difícil ver e acompanhar o objeto da sua dedicação e suor. Mais especial ainda, é ver que o amor fica estampado em tudo por ali, e sem ele o negócio não caminha.

Sempre defendi que o educador, a exemplo de outras culturas, deveria ser a profissão mais bem vista e bem cuidada da nossa sociedade. Há algo mais nobre do que formar cidadãos?Embora a dura e infeliz realidade continue ceifando o que vai restando de nobreza neste ofício, ficam aqui os meu parabéns e uma mensagem de encorajamento a estes heróis que empregam a sua energia atuando diretamente na construção de um país melhor. “Passa pela escola e pelas mãos dos professores todos os cidadãos desta nossa Pátria Brasil!”

2 comentários:

V disse...

Esse post chegou no dia, no momento exato... hoje fui atingida por mais um balde de àgua fria do sistema educacional... Obrigada pelas belas palavras e reconhecimento! O trabalho, apesar de árduo e lento, precisa continuar!
Tenha certeza de que tua contribuição tem sido feita pelo simples fato de ser quem vc é! Tua pessoa com certeza é inspiração prá muita gente, aonde quer que esteja. E no CEI, é nosso convidado de honra, sempre! BJIM

LUCILENE disse...

Mauricio faço minhas as palavras da Verônica. Como ela disse nossa reunião de hoje no final do dia foi um balde de água fria. Pais que convivem conosco durante quatro anos não dão o minimo valor ao nosso trabalho e dedicação que temos para com os filhos deles.Você que ficou no máximo (acredito eu) umas duas horas na nossa mostra teve um olhar tão profundo da nossa dedicação. Com certeza você é nosso convidado de honra nas próximas mostras culturais.