segunda-feira, fevereiro 22, 2010

Viva os Cachinhos!!!




Hoje aproveitei a tarde de folga e assisti a um dvd da Vanessa da Mata ao vivo em Paraty, muito DEZ!!! Show perfeito, melhor ainda quando chega numa parte em que ela toca a música "Joãozinho".

Sempre amei essa canção, não só pela sua sonoridade doce que lembra uma cantiga, mas também porque há uns 2 anos lá em Salvador, no caminho pro trabalho eu sempre tava com meu fone de ouvido escutando esta música justamente na hora em que começava a aparecer aquele marzão azul lindo no dia ensolarado, na altura da Ondina até o Rio Vermelho. Eu ia trabalhar feliz da vida toda tarde só de ser presenteado por esta junção. Cenário perfeito, dia lindo, canção magnífica!!!

Engraçado que no show a Vanessa da Matta dá uma reforçada pro sentido da composição, apresentando: "... esta musica eu fiz pra minha tia chamda Rita, que tem os cabelos como os meus, mas que não gosta dos cabelos. Ela é mais uma que enriquece os fabricantes de chapinha no Brasil. Este país tão branco, como vocês sabem... só tem alemão nesse país, não é mesmo? Então é pra minha tia e pras meninas que sempre disfarçam.. e pra mim também que tenho o meu cabelo, pra todos nós, Joãozinho, que é o nome do penteado que ela faz até hoje..."

Aquilo caiu como uma luva pro que eu sinto há algum tempo. Ta lá uma mestiça, como quase todos nós brasileiros, levantando uma bandeira bastante interessante. Primeiramente, meu elogio às mulheres. Vocês são lindas de qualquer jeito, com ou sem chapinha! Usem e abusem dos artifícios estéticos que existem hoje, desde que sintam-se bem e sejam felizes!! Estilosas sempre!

Agora, só deixo a seguinte observação: Houve um tempo em que ter uma Tattoo, pearcing ou cabelo da moda individualizava, mas acho que hoje são coisas tão usadas e difundidas que se a pessoa não for criteriosa, torna-se apenas mais uma no meio de tantos. Quer um exemplo? Tattoo de estrelinha na nuca. Nas bandas por onde eu andava, a cada 10 mulheres, 8 tinham a nuca tatuada com estrelinha. Acho que aquilo deixou de ser "cool" e original e passou a ser mais um código de barras. Com o uso da chapinha por aí afora, não tá ficando muito diferente a situção.

Por isso, adorei a deixa de uma das minhas cantoras atuais favoritas. Hoje em dia faz um sentido especial vc ver alguém que não tenha uma tattoo no corpo, nada de pearcing, muito menos chapinha no cabelo. E pode ter certeza que essa pessoa deve ter o seu charme e beleza, com toda a sua originalidade em estado puro (opa, fui quase um hippie agora!).

Viva as mulheres, viva a chapinha, viva tudo... em especial, viva os cachinhos!!!!

Se você mulher, usa cachinhos e está no meio da multidão, pode dar um lindo sorriso, pois jamais se perderá nela!!!


Pra quem não conhece, aqui vai a música:

2 comentários:

V disse...

amei!!! Tbm já pensei sobre isso!
Hoje resistir é que é a contracultura.
Te adorooo!

giselly disse...

Bem relevante mau, mas é cm cê disse: se sentir bem é tudo...
Qdo eu cultivava os meus cachinhos gastava muito mais com a coleção completa da linha 'kolene' e compania ltda rsrsrsrsrs, hj a chapinha me economiza horrores pois o investimento foi um só, aiás vc acha mesmo que a Vanessa não enriquece um salão afro por aí? Ser estilosa custa caro seja com ou sem cachinhos.... rsrsrsrsrs