terça-feira, junho 01, 2010

O poder curativo do pó de café



Mais um mito concretizado de quando eu era criança pequena lá longe, bem longe, perto da casa da porra, em Salvador....

Certa vez, o Muruim, um menino que era o capeta em figura de gente,brincando de correr em casa, tropeçou e caiu com a testa na quina pontuda da mesa de centro da sala de estar.

Pânico geral! Em casa, só as crianças e a Dona Edna, empregada responsável por manter a ordem do lar. O menino desesperado chorando e gritando, se esvaindo em sangue. Ninguém enxergava direito o ferimento, tamanha a quantidade do vermelho fluido que jorrava insistentemente da testa. Era uma imagem aterrorizante para as crianças, que gritavam copiosamente.

Dona Edna, muito nervosa, liga pros pais do menino e recebe aflita algumas instruções para chamar por socorro. Na tentativa de estancar o sangue, passa água no local sem sucesso. Enrola um pano. Pior ainda. Logo tava tudo manchado de vermelho. O sangue não parava de jorrar. Ela respira fundo e tudo se ilumina! Lembrara do melhor remédio para estancar sangue que poderia existir! Esse fora inúmeras vezes usado desde os tempos de infância da sua avó, lá da cidadezinha do interior de onde veio.

Ela vai até a cozinha correndo e volta esbaforida com uma vasilha plástica em mãos.Dentro daquela vasilha havia um conhecido pó escuro. As crianças chorando assustadas, pararam por um instante seguindo cada passo da Dona Edna. Com veemência, ela segura o garoto pela cabeça, aplicando-lhe na testa dois generosos punhados de pó de café. Aquilo criou uma estranha papa marrom avermelhada na testa da criança. Mais uma generosa talagada na testa e o sangue em instantes estava estancado.

Difícil descrever a imagem do rosto da criança naquele momento. Era uma mistura de sangue, café, lágrima... parecia uma face enlameada, saída de um mangue com a adição de alguns detalhes, cores e texturas. Passada a fase crítica dos primeiros socorros, ela ainda teve tempo de vestir o menino, despachar as demais crianças da vizinhança para fialmente pegar um taxi até o pronto socorro. Lá, mesmo após tamanho esforço e profissionalismo, teve os seus métodos assépticos e estancatórios duramente criticados pelos médicos e posteriormente pelos pais do Muruim. Felizmente, não houve maiores consequências. Ela permaneceu empregada por anos na mesma casa e o Muruim permanece vivo até hoje, sem sequelas.

Defendo aqui, mesmo muitos anos depois, a nobre atitude da Dona Edna. Afinal, o sangue estancou ou não estancou? Dentro do seu alcance e conhecimento técnico, ela fez ou não o correto? Será que se a sangria continuasse, o menino chegaria com vida ao hosital? Ela merece um prêmio por ter agido bravamente e recorrido aos bons e infalíveis métodos da sabedoria popular. Parabéns, D. Edna!!! E fica a lição para a próxima situação de emergência sem recursos imediatos. Pó de café pra estancar!!!

8 comentários:

V disse...

Meu voto é a favor de D. Edna! Nós tbm já fizemos isso! rsrsrsr

Dri Guimarães disse...

Mau,D.Edna representa todas aquelas vovós que sabiam muito mais do que muitos médicos de hoje....

Gi disse...

Mas a propósito... Onde está essa heroína??? Tá bem tb???

Anônimo disse...

um pano umido por cima do ferimento vai estancar o sangue, mas o café vai ajudar na infecção.. ainda mais se for um corte q atingiu a arteria!!! NÃO COLOQUE CAFÈ!!!

Anônimo disse...

Galerinha... infelizmente, ao me depilar, acabei fazendo um corte em um vasinho que estava saltado na pele e, por fim, o desespero: sangue e mais sangue que, nem apertando o local, cessava! Pra vocês terem uma ideia, apertei tanto, que tive que colocar prendedor de roupas pra poder continuar fazendo a pressão, pois minhas mãos já estavam até doendo de tanto apertar e nada do sangue estancar!!!
Como eu não tinha pedra hume, entrei na net e pesquisei sobre outros métodos de estancamento, até que encontrei esse tópico!
Em outras palavras, o pó de café realmente estanca sangramento!!! Foi só eu colocar um pouco do pó em cima do corte, que parou na hora!!!
Sei que muitos são contra, mas uma coisa eu digo: pesquisei muito sobre o pó do café, e realmente, o povo de antigamente usava esse método! E, creio também, que em todo esse tempo nunca ninguém morreu ou teve infecção devido ao seu uso!!! Café é vida kkkkkkkkkkkkkkkk

Enfim.... é isso! Se passarem por um desespero de sangramento e não tiverem outros métodos para estancarem, corram pro pó de café, ele faz milagres!!!


Unknown disse...

Meu filho cortou a cabeça brincando ,aí entrei em desespero na hora lavei com água e sabão, depois com soro fisiológico aí não parou de sangrar o corte e lembrei do pó de café ,minha vó sempre usava esse método para estancar sangue dos cortes...E enfim coloquei e de imediato sessou o sangue e foi um alívio 😍🙏

Joselia disse...

Nunca infeccionou um corte meu, e olha q uma vez tive um profundo no dedo do pé, chegou até a corta o couro td. O Cafe ajudou no estancamento. Mas cada um faz oq achar seguro pra sim.

Lucia disse...

Boa tarde!!! Terminamos de usar pode cafe....foi exelente!! Ja parou de sangrar!!! Muito obrigada dona Edna!!!