O já consagrado músico do cenário baiano, Sérgio Passos, conhecido na voz de cantores e bandas que vão de Chiclete com Banana, Netinho até Ivete Sangalo, chegou na praça no último mês com o seu primeiro disco, Linha 8 Soul.
Com a direção musical de Guilherme Arantes e parcerias muito bem selecionadas, o trabalho é marcado por uma produção impecável. Isso fica evidente para quem já acompanha a carreira de Passos e conhece as versões anteriores das ótimas “Peixe Ali na Mesa” e “Bang Bang”. A sonoridade atingiu um outro nível, com arranjos mais sofisticados e espetaculares.
"Bang-Bang", ficou num compasso diferenciado da música anteriormente gravada, com metais extraordinários e uma puxada funk contagiante. É a parte dançante marcando presença fortíssima no repertório. Na faixa "Deixo", canção super tocada e premiada, gravada pela diva do Axé Ivete Sangalo, o cantor brilha com a mesma intensidade, pondo alma, energia e mais um pouco. Alás, o que não falta é vibração neste disco. O rapaz colocou todo “ feitiço, pemba, reza...” e a mistura está impecável.
A música que dá titulo ao álbum é um doce samba, que deixa qualquer Baiano conhecedor dos locais cantados por Sérgio, orgulhoso de ser parte da inspiração e da boa música que ainda se produz na terrinha. Soa como referência ao grande Gilberto Gil na estrutura, timbre e arranjos vocais, aqui com a presença do Jorge Papapá, grande parceiro na autoria das canções do disco. Na porção mais poética deste seu trabalho, Sérgio Passos apresenta a perfeita “Taça de Cristal” e a calma continua reinando e pegando como febre em Baladas como “Nú” e “Vá”.
Em Linha 8 Soul, o músico mostra-se super versátil, passeando com familiaridade pelos mais diversos estilos musicais, mesclando tudo com muita sensibilidade. O resultado é um disco maravilhoso, enxuto e com fantástico e não-forçado apelo popular. Os refrões grudam com facilidade e o ritmo forte só nos deixa com vontade de escutar tudo novamente.
Empolgação a parte, seguramente o álbum tem potencial de sobra para agradar um amplo público e fazer muito sucesso.Seriam apenas mais alguns hits certeiros vindos de um já hitmaker que até o momento ajudou alavancar o sucesso de muitas estrelas da industria musical baiana, mas agora encarna e interpreta as suas próprias criações, pondo o seu talento na vitrine. Linha 8 Soul é a prova viva de que a música baiana é muito mais ampla que a fechada e rotulante indústria do Axé e do entretenimento de massa. Vale a pena conferir!!!
Por Maurício Sampaio
Muito mais aqui:
http://www.sergiopassos.com/
www.planetaguilhermearantes.com/sergiopassos.htm
Ouça as músicas na entrevista de lançamento. Rádio Educadora.
3 comentários:
Gostei muitoooooo!!! vai ser a trilha da minha faxina....rsrsrsr
Te adoro, seu moço!
BJIM
Rapá...........que texto!!!!!
Poxa Maurício, muito bom!!!!Obrigada mesmo!!
Bjs
Postar um comentário